Ano Piglia


Podemos afirmar que de alguma forma Ricardo Piglia deu um dos possíveis sentidos para este primeiro ano da revista Peixe-elétrico. A obra, o autor, suas intervenções e figuras influenciadas por ele, foram aos poucos sendo catalisadas pela nossa publicação.

Desde o início afirmamos que a revista argentina Punto de Vista era o nosso principal modelo ideológico e inspiração editorial. Se não bastasse termos a própria Beatriz Sarlo no lançamento da revista, Piglia foi editor da publicação argentina durante muitos anos e por isso o fato de publicarmos um texto dele em nosso número de estreia foi significativo. O texto é a tradução inédita em português de uma plaquete rara que foi distribuída na Feira do Livro de Guadalaraja. Esse texto era até então desconhecido no Brasil e tempos depois passou a integrar o livro ainda inédito em português Los diarios de Emilio Renzi. Na sequência abrimos o blog da Peixe-elétrico com um alentado estudo escrito por Arcadio Diaz-Quiñones sobre outra faceta de Piglia pouco conhecida no Brasil: o ofício de professor (Leia "Ricardo Piglia. Os anos de Princeton" aqui).

Colega de Ricardo Piglia em Princeton, o brasileiro Pedro Meira Monteiro juntou-se ao grupo original da Peixe-elétrico para criar o selo de livros Peixe-elétrico Ensaios. Para 2016 já está programado um volume de entrevistas com o grande romancista argentino.

Dessa forma colaboramos para um maior entendimento da obra de Piglia, uma das figuras mais importantes das letras sul-americanas. Através de seus colegas de Princeton, recebemos notícias de sua alegria em ter seu nome lembrado e bem cuidado por nossas publicações. Isso já nos bastaria.

Se 2015 vem sendo marcado por uma série de infortúnios e tragédias, no Brasil e no mundo, certamente há também o que comemorar: que este ano fique, um pouco ao menos, também lembrado como o Ano Piglia no Brasil.

Peixe-elétrico se orgulha de ter dado a dica. Continuaremos assim!

Destaques
Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • w-facebook
  • White Instagram Icon
  • Twitter Clean